Workshop Prosseguir

No dia 1° de setembro de 2021, pela plataforma Google Meet, com início às 19:30 ocorreu o Workshop Prosseguir. Com os objetivos de:

1) Apresentar, discutir e demonstrar os resultados (finais ou parciais) dos projetos vinculados ao LabSiga;

2) Comunicar a posição atual do LabSiga em termos de organização administrativa;

3) Traçar metas em sintonia com a missão e visão do grupo de estudos.

O cronograma do evento pode ser visualizado nas imagens abaixo:

Destaca-se o lançamento do livro: Introdução à gestão e ao empreendedorismo.

O livro aborda o empreendedorismo sob o ponto de vista das Ciências Administrativas. Busca refletir, especialmente, sobre: Como a Administração como campo de conhecimento contribui com o empreendedorismo; Quais ferramentas, técnicas e conceitos auxiliam a tornar este campo mais instrumentalizado. Contendo, conceitos básicos de empreendedorismo, algumas noções de marketing e de plano de negócios de forma simples. Com atividades práticas ao final de cada unidade.

Os autores do Livro são: O Professor Jean Marcos da Silva do IFSul, a Professora Josiane Luz do IFSul, a Professora Sara Medrado do IFAM, Patrícia Morales da UFSM, Soraya Soares da UFSM e Alexandre Rhuan da Fanorte, RO.

Durante o evento, o Professor Jean Marcos da Silva, um dos autores do livro, explicou a origem do livro:

"Com origens na disciplina de Gestão e Empreendedorismo do IFSUL. Que depois foi fortalecida quando eu fiz a disciplina de Inovação Tecnológica do doutorado em administração da UFSM. O produto final desta disciplina era uma produção técnica e optei por um trazer nossas anotações da disciplina de Gestão e Empreendedorismo, aprimorar, e tentar uma publicação em formato de livro."

A principal problemática que motivou a criação do livro foi a necessidade de ter um material com leitura leve, atrativa, mas que não perdesse de vista os principais autores da área de empreendedorismo, como Dornelas e Filion.

Sobre à quem é destinado o livro, o Professor Jean comentou que:

"Nosso público-alvo são todos que querem iniciar os estudos em empreendedorismo, mas não sabem por onde começar. Os conceitos de diferentes autores que citamos na obra pode ajudar neste início."

O Professor Jean Marcos da Silva, ao final da apresentação do lançamento do livro Introdução à gestão e ao empreendedorismo, agradeceu:

"Com a licença e em nome de todos os autores, quero agradecer à minha orientadora Profª Jordana e à Profª Clândia, Professora do PPGA/UFSM por ter nos instigada à fazer essa produção técnica. E por fim, agradecer à Editora IFSul por terem acreditado em nosso trabalho e aceitado publicar nosso livro."

O livro, pode ser acessado gratuitamente pelo portal da Editora IFSul, clicando aqui.