Entrevista:

Origem do LabSiga

Entrevista com o Professor Jean Silva, Coordenador do grupo de estudos LabSiga:

Equipe LabSiga: "De onde você é?"

Prof Jean Silva: “Sou natural de Colocaro d’Oeste-RO. Cresci em um pequeno município chamado Cabixi-RO.”

Equipe LabSiga: "Pode falar um pouco sobre sua atuação como professor?"

Prof Jean Silva: “Enquanto professor, sempre sonhei com um espaço, um grupo, que pudesse aplicar a teoria que aprendíamos nos livros de gestão à realidade, à vida prática. Esse meu sonho veio da sala de aula em disciplinas de Administração e Contabilidade, por meio de demandas dos meus próprios alunos, quando trabalhei como professor e coordenador de curso lá em RO. Quando cheguei no IFSul, uma instituição de ensino técnico, senti que meu sonho se transformava em uma necessidade”

Equipe LabSiga: "Então, o que exatamente te instigou a buscar este sonho?"

Prof Jean Silva: “Venho percebendo esse movimento: cada vez mais, os estudantes querem aprender coisas práticas, reais. E as escolas e universidades em geral, tem tido uma grande dificuldade em atender a essas necessidades dos estudantes. Todas essas demandas dos meus alunos, materializadas em perguntas como: professor, onde vou usar isso? Professor isso vai me ajudar em que na minha vida lá fora? Professor, não entendo o que isso significa, foram me inquietando. Fui começando a perceber a bolha em que eu vivia: a bolha da teoria.


Equipe LabSiga: "Como você teve a ideia de um laboratório de gestão?"

Prof Jean Silva: “Eu sempre me perguntava: como vou passar a realidade prática das empresas se tenho tão pouca experiência de vida, se tenho dedicação exclusiva à função de professor, portanto não posso ir trabalhar numa empresa? Até já trabalhei em empresas privadas, durante dois ou três anos. Mas ainda é pouco. Foi aí que comecei a pensar: e se fizéssemos uma espécie de um laboratório onde o professor pudesse praticar e os alunos pudessem aprender, trazendo os casos da vida real das empresas. E melhor: fazendo trabalhos de gestão de forma gratuita às empresas.”

“Então, fiz a primeira proposta desta minha ideia de laboratório lá numa faculdade de RO, onde fui professor, com o nome de LaboGest-Laboratório de Gestão. O pessoal lá não deu muita bola. Dois anos depois saí da faculdade e fui para o IFAC, de novo, lancei a ideia do laboratório, agora com outro nome: LabGeS. Mais uma vez, não deram bola. Com exceção de um professor que decidiu apoiar a causa, mas já ouviram falar que ‘uma andorinha só não faz verão’. Pois é: mais uma vez falhamos.”

Equipe LabSiga: "O que você aprendeu com isso?"

Prof Jean Silva: “O que eu aprendi foi: só conseguimos as coisas com apoio (financeiro, infraestrutura, motivacional) e persistência. Com cooperação. Ninguém chega em lugar algum sozinho. Muitas vezes precisamos abrir mão do protagonismo se quisermos que uma ideia prospere.

“Do IFAC, vim parar aqui no IFSul. Quando cheguei no câmpus em 2018, essa ideia continuou martelando na minha cabeça: eu olhava para o rostinho dos meus alunos e via as mesmas perguntas: professor onde vou usar isso?”.

“Então, logo no início, me enchi de coragem, e dividi a ideia com minha colega e amiga Josiane Luz. Que rapidamente viu a ideia como viável. Quando ela acreditou no que eu dizia, fui me encorajando cada vez mais. Falei da ideia para o diretor do campus, professor Cristian, depois para o coordenador de extensão, professor Gelson. O coordenador de curso de secretariado, professor Fabrício. Todos esses meus colegas, acreditaram que seria possível SIM um grupo que pudesse unir estudantes, profissionais da educação, a pesquisa, a extensão e empresas em torno de um propósito: o conhecimento.”

Equipe LabSiga: "Quando o LabSiga foi oficializado?"

Profe Jean Silva: “O LabSiga passou então, a ser possível. Embora desde 2018 a gente tenha iniciado a proposta do LabSiga, passamos todo o ano de 2019 planejando para em 2020, lançarmos a ideia. Nesse período encontramos três estudantes do curso de refrigeração do IFSul que também compraram a ideia do LabSiga. Essas meninas já se formaram, e estão conosco até hoje. São egressas do IFSul, Venâncio e parceiras de nossa ideia. Em função da pandemia, mais uma vez, o plano foi adiado, e não conseguimos iniciar o LabSiga em 2020. Então, para a nossa felicidade, agora, em 2021, nós oficializamos o LabSiga como um grupo de estudos no CNPq, e já conquistamos o credenciamento do grupo pelo IFSul.”

Equipe LabSiga: "E para finalizar como está o andamento do LabSiga até o momento?"

Prof Jean Silva: “Hoje o LabSiga-IFSul, ainda um bb, tem oito projetos vinculados. Um desses projetos está atendendo seis pequenas e médias empresas com consultoria na área de marketing digital. Outro projeto, busca contribuir para a felicidade de jovens, num mundo tão carregado como o nosso. É isso que queremos com o LabSiga: ajudar empresas e pessoas com soluções criativas e inovadoras. Visando um melhor uso do tempo, aumento da produtividade e organização. De forma indireta a gente vem recebendo o apoio financeiro da FAPERGS, FADEMA e IFSUL.”

“Como mensagem final quero deixar um pensamento muito citado por Eduardo Galeano, que diz assim: ‘A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. [Então,] Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar’.” Nós também acreditamos que precisamos seguir em frente, apesar de tudo. O LabSiga possui esta filosofia [seguir em frente], impressa e impregnada no próprio nome do grupo. Sabemos que o percurso ainda é longo e que temos muita coisa para aprender e evoluir. A mensagem que procuramos passar para as pessoas é esta: não pare, Siga!