Projeto do Lab Siga é aprovado em

edital da Fapergs

O projeto Inovação e Empreendedorismo Institucional: o uso de sistemas de informações gerenciais para agroindústria, foi contemplado com recursos financeiros e bolsas de iniciação científica. O financiamento será realizado por uma parceria interinstitucional entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e o Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul.

O coordenador da proposta, professor Jean Marcos da Silva, enfatizou que o objetivo do projeto é: "[...] desenvolver e implantar um sistema de informação gerencial-SIG na agroindústria Natureat a partir da qualificação do público-alvo em inovação empreendedora. Esta pesquisa surge vislumbrando a realidade do setor agroindustrial (as fábricas naturais, conforme Wilkinson) em um contexto de pandemia da Covid-19";

"Este reconhecimento por parte de uma instituição de pesquisa como a Fapergs representa um importante avanço para nós enquanto professores e pesquisadores, pois indica que estamos no caminho correto", comemorou o professor Jean Silva.

O projeto conta com a participação de membros de diferentes áreas de atuação e permitirá a contratação de dois bolsistas de iniciação científica. Participa do projeto na condição de empresa demandante, a Natureat Alimentos, localizada na Vila Palanque, no município de Venâncio Aires – RS, região que é grande produtora de mandioca/aipim, sendo reconhecida como uma das melhores em sabor e cozimento. Em 2013 iniciaram as atividades da empresa com a produção, processamento e comercialização de aipim descascado e congelado para restaurantes, supermercados e cozinhas industriais.

"Nossa intenção com o projeto é expandir os resultados para demais empresas do mesmo ramo de atividade, ampliando os benefícios percebidos com os resultados da pesquisa", conclui o professor Jean Silva.