Liderança ruim: Equipe, trabalho e organização.

Por Rocheliel Paulino de Albuquerque


Um bom líder é capaz de transformar e inspirar sua equipe em seu ambiente de trabalho, fazendo com que melhore de forma considerável os resultados na organização (COLLINS, 2001; YUKI,2002). Porém desta mesma forma um líder ruim, despreparado, até mesmo sem saber lidar com as pessoas, pode trazer sérios problemas para o trabalho, equipe e organização, impactando diretamente em todos os setores da empresa.

Infelizmente esse tipo de líder ruim, é comum no ambiente de trabalho. Muitas organizações enfrentam gaps de liderança e tem uma dificuldade grande em encontrar e até mesmo desenvolver profissionais completos, chamado de soft skill (competências) que vai além de habilidades técnicas, precisa ter capacidade de relacionar com outras pessoas e um comportamento perante os seus subordinados, tais habilidades são essenciais para um líder dentro de uma organização.

Para o Burns (1978) a relação entre líder e seguidores/liderados podem ser desenvolvida em formas distintas; quando uma é voltada de forma econômica, se unem para negociar a sua parte interessada (individual), é assim que chegam ao seu propósito se separam e cada qual segue seu caminho chamada de relações transacionais e a outra relação é quando as pessoas se unem para alcançar um propósito em comum ambas buscando o mesmo objetivo e quando alcançarem continuam juntas em seus compromissos que são chamados de relações transformadores.

Quando uma organização estiver passando por momentos difíceis referentes a resultados e entregas, que possivelmente pode acabar atribuindo esse momento ruim a vários fatores antes de resolver olhar para seus líderes podendo dificultar e resgatar o bom desempenho. Então, é muito importante saber identificar um líder ruim dentro das empresas/organizações, é mais importante ainda saber como pode ser revertida.

Existem vários tipos de maus líderes: líder incompetente, omisso, inconsistente, rígido, hostil, tóxico e vários outros. É importante saber identificar cada tipo de líder, pois nem sempre notamos tais comportamentos. Vale frisar que também tem aquele tipo de líder com seu aspecto todo carismático que faz alavancar bons resultados, porém usa seu prestígio para trazer proveito e vantagens para si próprio, fazendo com que os interesses da equipe e até mesmo da organização fique de lado (CRAIG e KAISER, 2013), tal forma apresenta seu lado sombrio e ruim de uma má liderança (HOGAN et al., 1990).

Essa má liderança e até má incompetência ou conduta do líder faz com que todos os setores dentro de uma organização, possam ser afetadas. Com isso o liderado se sinte inseguro, até mesmo sem perspectiva de crescimento dentro da organização, se limitando cada vez mais. Tais limitações podem chegar ao ponto de que o líder e o liderado falem somente o essencial, perdendo total admiração pelo líder. Por isso, é importante reverter esse quadro de liderança ruim o quanto antes, para evitar que as coisas cheguem a níveis tão caóticos dentro da organização.

A partir do momento que você tem um líder disposto a dialogar com a equipe, ser flexível, motivar seus liderados, pró-ativo e incentivar cada membro se sua equipe, vai ser nítido que o trabalho irá fluir. Porém, a organização também precisa fornecer aos líderes treinamentos focados em suas necessidades, fazendo com que o líder se torne mais preparado para exercer e transmitir tais habilidades e conhecimentos para sua equipe/liderados.

Oferecer os feedbacks constantes para sua equipe é muito importante, isso vai fazer com que cada indivíduo esteja em sintonia com a organização ensejando seus comportamentos e habilidades, mostrando também pontos fortes e fracos permitindo identificar onde cada membro da equipe pode melhorar. Tais retornos são fundamentais para então ter uma melhor harmonia e aumento de confiança entre líder e liderado, buscando juntos um bom resultado para a organização.

REFERÊNCIAS

BURNS, J. M. Leadership. In: Transactional and Transforming Leadership. New York: First Harper Paperback, 1978.

COLLINS, D. Organizational performance: the future focus of leadership development programs. The journal of leadership studies, v. 7 (04), p. 43-54, 2001.

CRAIG, S.; KAISER, R. Destructive Leadership. In: RUMSEY, M. The Oxford Handbook of Leadership. New York: Oxford University Press, 2013.

HOGAN, R.; RASKIN, R.; FAZZINI, D. The dark side of charisma. In: CLARK, K.; CLARK, M. Measures of leadership. West Orange: Leadership Library of America, 1990.

CAVAZOTTE, F. S. C.; FURTADO, L. R.; NIEMEYER, J. R.; BOAS, O. T. V. O Lado Sombrio da Força: Um estudo Exploratório sobre o impacto dos Maus Líderes nas Organizações. XL Encontro do ANPAD, Costa do Sauípe/BA, 2016.

Confira também o card publicado em nosso Instagram:

https://www.instagram.com/lab.siga/