Notícia: Projeto 'Inovação e empreendedorismo: criando laços com os consumidores por meio do Instagram' finaliza em dezembro de 2021.

Sobre o projeto

O projeto ‘Inovação e empreendedorismo: criando laços com os consumidores por meio do Instagram’ é uma iniciativa de extensão do LabSiga, grupo de pesquisas vinculado ao IFSul, Câmpus Venâncio Aires, visando atender a pequenos e microempreendedores, com o objetivo principal de: ‘promover a inovação e o empreendedorismo em micro e pequenos negócios por meio da criação de laços com consumidores via Instagram’.

A iniciativa fez parte do programa IF Mais Empreendedor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) por meio do edital 02/2021 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas). A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema) intermediou as relações entre as instituições. O programa IF Mais Empreendedor foi uma iniciativa nacional que envolveu diversos Institutos Federais do Brasil.

Resultados

O projeto atendeu a 6 empreendimentos localizados no Vale do Taquari, nas cidades de Venâncio Aires, Santa Cruz e Lajeado. Além disso, contou uma equipe formada por 8 estudantes bolsistas e 2 professores do IFSul, câmpus Venâncio Aires. A iniciativa de extensão que durou 6 meses está sendo finalizada agora em dezembro.

Esse projeto teve grande importância para as pequenas empresas, assim como para os estudantes, por conta da pandemia as micro empresas passaram por alguns desafios, o projeto contribuiu por meio da articulação entre pesquisa, ensino e extensão reforçando as relações entre empresa-consumidor através do Instagram.

A pandemia trouxe um cenário totalmente diferente do habitual por meio da internet e redes sociais onde muitas empresas começaram a crescer e evoluir. Contudo, as empresas tiveram que se adaptar e para isso o projeto auxiliou-as mostrando que o marketing digital pode ser muito utilizado para o benefício de pequenas empresas.

Aos estudantes foi proporcionado um novo método de ensino, onde eles puderam aprender com a prática e assim beneficiar não somente a si mesmos, como também micro empresas. Percebe-se a grande importância de mais iniciativas como essa nas instituições de ensino, onde os estudantes podem aprender com a prática e levar o seu conhecimento para a comunidade.

Feedbacks

Confira abaixo alguns depoimentos de empreendedores e estudantes que participaram do projeto:


“O projeto estimulou com que eu utilizasse mais a rede social Instagram, além disso aprendi outras maneiras de realizar postagens e atrair público.” - Fábio Schneider, empreendedor.


“Senti uma grande valorização do meu trabalho, nossas clientes passaram a nos enxergar com outros olhos, puderam ver quão bons são nossos resultados, foi um incentivo a cada vez mais quererem vir ao salão, além de também ter atraído clientes novas, que é ótimo! Na minha vida pessoal foi transformador, pude ver que as mídias digitais estão diretamente ligadas ao futuro da minha profissão, e por isso me sinto muito motivada a cada vez mais buscar esse tipo de conhecimento!” - Claudia Regina Hermes, empreendedora.


“As minhas empreendedoras foram perfeitas, me mandaram bastante material para trabalhar, e realmente entraram na ideia de cabeça” - Laura Michels, aluna bolsista.


“O projeto foi super gratificante. Construir uma página do zero e dar vida a ela foi um desafio bem recompensador. No início confesso que estava bem inseguro em criar conteúdos todas as semanas, é algo que exige bastante criatividade. Porém o tempo foi passando e as ideias surgindo naturalmente, mas também teve momentos bem conturbados, apesar disso, no final deu tudo certo. Em toda essa trajetória acredito que evoluí bastante em meus designs, como já comentado, eu e os demais bolsistas possuímos um ótimo portfólio para o mercado de trabalho. Com o projeto, também conseguimos nos aproximar bastante do mercado de trabalho, já que lidamos diariamente com um empreendedor, me senti literalmente funcionário da empresa [...]. Os conhecimentos sobre empreendedorismo agregaram bastante, no meu caso, principalmente a ferramenta Canvas, a Matriz SWOT e a 5W2H […] Lembro da apresentação que fiz ao vivo na live da mostra de extensão, aquele dia me superei bastante, acho que nem conseguiria repetir da mesma forma haha. Sobre o atraso das bolsas, por incrível que pareça não me incomodaram nenhum pouco […] O que mais me deixa intrigado são os impactos causados pelas postagens, apesar do grande esforço desempenhado, não sei se elas tiveram um impacto grande. Enfim, no geral foi uma experiência diferenciada que gostei bastante de participar. Sou grato por ter vivido isso e quero parabenizar o criador desse projeto grandioso... Parabéns Jean, foi uma satisfação trabalhar contigo.” - Thiago Both, aluno bolsista.


“O projeto em si é bem autêntico e muito interessante, elaborado de maneira bem pensada e que atinge os objetivos com facilidade.” - Laura Ferreira, aluna bolsista.


“Referente ao projeto eu tenho ótimas impressões e argumentos, o projeto está tomando um ritmo realmente bom e foi isso que ocorreu, cada vez mais ficaram bons os temas tratadas nas mesmas. “ - Kauan Algayer, aluno bolsista.


“Uma ótima experiência, aprendemos muito tanto sobre empreendedorismo como Design e afins […]” - Sara Bianca Bohnen