II Jornada Empreendedora do IFSul

Nos dias 18 a 24 de outubro irá ocorrer a 2º HACKATHON ON-LINE - DESAFIO INOVATHON DA JORNADA EMPREENDEDORA 2021 realizada pelo IFSul com apoio do Sebraers, um evento on-line e gratuito, com o tema “Transformando para inovar” irão ser abordadas as inciativas de empreender e inovar, aprofundando sua relação e complementação.

O evento apresentará diversas novidades nesta edição, trazendo webnários (videoconferências de segunda a sexta no turno da noite para todos), bootcamps (Treinamentos para ensinar na prática tudo sobre empreendedorismo), on learn (oficina para (re)pensar seu projeto com foco na transformação digital) e inovathon (uma imersão de 48h para tirar a sua ideia do papel).

Os principais objetivos do evento são: 1.1. Desenvolver a cultura empreendedora, através de uma atividade inovadora e lúdica. 1.2. Incentivar o surgimento de novos negócios em todas as regiões de abrangência do IFSul. 1.3. Estimular a inovação em negócios já existentes através de soluções e/ou adaptações aos contextos locais. A ideia é estimular a comunidade acadêmica do IFSul, discentes e servidores e comunidade externa a revisitarem modelos de negócios existentes e desenvolverem adaptações para que seja reaplicadas ao contexto local onde os integrantes das equipes participantes estão inseridos, como forma de estimular o empreendedorismo e a inovação por meio de uma maratona multidisciplinar que será realizada on-line.

A II Jornada Empreendedora IFSul contará com a presença de alguns palestrantes, como Samuel Ongaratto líder do Setor de Aquisição de Talentos na Atlas Technologies, irá ministrar o webinar "Empreendedorismo é um comportamento", Felipe Cecagno co-fundador e CEO da Mconf, que irá ministrar o webinar "Academia e código aberto: trajetória empreendedora da Mconf", Roberto Costa Filho Coordenador de P&D do projeto Netmetric, que resultou no sistema de medição de qualidade da rede de celular VIVO/Telefônica, homologado pela ANATEL, vai ministrar o webinar "Empreendedorismo acadêmico: lições aprendidas no contexto da interação academia-empresa", Ricardo Araújo Fundador e Coordenador do Hub de Inovação em Inteligência Artificial, vai ministrar o webinar "O desafio da inovação em inteligência artificial", Wally Menezes Professor e Reitor do IFCE, professor do Departamento de Engenharia e Telecomunicações, vai ministrar o webinar "Academia e sociedade: o papel do empreendedorismo inovador", Lucas Alencar Co-fundador da Adōpets, vai ministrar o webinar "Por que um negócio de impacto social precisa ser bem planejado?", Kadígia Faccin Pesquisadora em Gestão de Inovação, Colaboração e Conhecimento, vai ministrar o webinar "Esqueça o que você já ouviu falar sobre inovação", Odir Dellagostin Diretor Presidente da FAPERGS, vai ministrar o webinar "O fomento da FAPERGS ao empreendedorismo e inovação"

Para participar é fácil, vá ao Instagram da Jornada Empreendedora IFSul, clique no link disponibilizado na bio e vá em inscrição, preencha todos os dados e pronto sua inscrição estará realizada, mas lembre-se não esqueça das datas. Antes de fazer a inscrição você pode dar uma olhada no edital também disponibilizado na bio do Instagram.

Para se inscrever você precisará atender a alguns requisitos, como: 2.1. A participação será por equipes, as quais deverão ser formadas com, no mínimo 3 (três), e no máximo, 6 (seis) integrantes cada. 2.2. Poderão participar das equipes, estudantes do IFSul de qualquer nível e modalidade, devidamente matriculados, servidores e terceirizados do IFSul, estudantes de outras instituições de ensino de nível médio e/ou superior. 2.3. Cada equipe deverá ter pelo menos 1 (um) estudante vinculado ao IFSul. 2.4. Cada equipe deverá indicar um representante para participar do BootCamp 1, o qual deve ser, obrigatoriamente, estudante do IFSul. 2.5. Cada equipe poderá ter no máximo 1 (um) servidor do IFSul. 2.6. Cada participante deverá apresentar, obrigatoriamente, comprovante de matrícula para o caso de ser estudante ou atestado de vínculo para o caso de servidor público ou profissional em geral. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em duas fases: inscrição individual e inscrição da equipe.


Algumas imagens do evento, disponibilizada com mais informações no Instagram da Jornada Empreendedora, disponível no link ao lado: https://www.instagram.com/jornadaempreendedoraifsul/

Palestrantes confirmados: