Nossos Projetos

O Laboratório de Estudos em Sustentabilidade Interdisciplinar, Inovação, Gestão e Administração - Lab Siga procura inspirar pessoas a realizarem sonhos, a prosseguirem com seus objetivos, a seguirem em frente ainda que as adversidades pareçam tornar impossíveis as realizações e os propósitos de vida. Pouco importa se os sonhos estão atrelados à vida pessoal, profissional ou no campo do empreendedorismo, nossa missão é inspirar pessoas.

Neste sentido, contamos com diferentes projetos em andamento que, embora possuam campos de atuação diferentes entre si, há algo em comum: inspirar pessoas no campo prático compartilhando conhecimento e experiência.

Para isso, selecionamos pessoas que tenham interesse em receber consultoria para seu negócio, que almejam desenvolver habilidades profissionais ou que se interessem em aprender sobre ferramentas de desenvolvimento pessoal, tais como gestão do tempo.

Conheça nossos projetos e seus respectivos coordenadores. Agende uma visita e venha buscar a realização de seus sonhos com o Lab Siga.

1 - Sustentabilidade e Cadeias Produtivas de Produtos Florestais Não-Madeiráveis: o caso do pinhão

Objetivo: desenvolver ações para a cadeia produtiva do Pinhão das Araucárias no Estado do Rio Grande do Sul visando obter melhorias de organização dos atores com base no conceito de sustentabilidade em uma perspectiva integral com o propósito de gerar qualidade de vida para as famílias (comunidades tradicionais, indígenas, agricultores familiares) que dependem da extração destes Produtos Florestais Não-Madeiráveis - PFNMs.

Público-alvo: agricultores familiares e extrativistas;

Ano de início: 2018;

Situação: em andamento;

Equipe executora: Jean Marcos da Silva - Coordenador / Mariluce Paes de Souza - Integrante / Josiane Paula da Luz - Integrante.

Financiador: Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - IFSul.

2 - Curso de Inovação e Gestão de Mídias Digitais

Objetivo: Capacitar pessoas para a prática da inovação e gestão de mídias digitais no âmbito do empreendedorismo.

Sobre o curso: É um curso de 40h com aulas gravadas e oferecido por uma equipe de professores e estudantes do Laboratório de Gestão LabSiga, grupo de estudos vinculado ao Instituto Federal Sul-rio-grandense/IFSul. O curso será hospedado na plataforma Moodle. Veja o vídeo abaixo, com a mensagem de boas-vindas ao módulo 1.

Ano de início: 2021;

Situação: inscrições encerradas;

Equipe executora: Jean Marcos da Silva - Coordenador / Josiane Paula da Luz - Coordenadora Adjunta

Financiador: recursos próprios;

Clique aqui para mais informações.


3 - Inovação e Empreendedorismo: uso de sistemas de informações gerenciais para agroindústrias

Objetivo: desenvolver e implantar um sistema de informação gerencial-SIG na agroindústria Natureat a partir da qualificação do público-alvo em inovação empreendedora. Esta pesquisa surge vislumbrando a realidade do setor agroindustrial (as fábricas naturais, conforme Wilkinson) em um contexto de pandemia da Covid-19;

Público-alvo: agroindústrias e empresas de base rural;

Ano de início: 2020;

Situação: em andamento;

Empresa participante: Natureat Alimentos.

Forma de ingresso: edital público.

Equipe executora: Jean Marcos da Silva (Coordenador) / Geovane Griesang (Co-coordenador), Djenifer Priscila Bohn - Integrante / Gabriela Leandro - Integrante / Carolina Leandro - Integrante / Dérik Bosing Sehn - Integrante / Joseline Tatiana Both - Integrante / Ravel Goulart Andrade - Bolsista / Lívia Roberta Bruch - Bolsista / Cleidimar da Silva Barbosa - Integrante.

Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS.

4 - Projeto de pesquisa: Direito à felicidade para jovens: desafios e possibilidades pós-pandemia

Objetivo: A pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento da inteligência emocional, qualidade de vida e acesso ao direito à felicidade dos jovens do ensino médio (EM), Câmpus Venâncio Aires, em tempos de pós-pandemia. O objetivo geral da pesquisa é promover e desenvolver a inteligência emocional, qualidade de vida e acesso ao direito à felicidade para jovens do EM por meio da utilização de um protótipo de aplicativo. Objetiva-se especificamente conhecer e aprofundar conceitos sobre inteligência emocional; diagnosticar principais emoções que interferem na vida dos estudantes e estratégias que promovam o desenvolvimento de inteligência emocional destes; projetar, modelar, desenvolver e alimentar um protótipo de aplicativo a partir dos diagnósticos encontrados, que servirá de ferramenta de auxílio e busca de conteúdo para situações complexas a serem superadas.

Público-alvo: adolescentes de Venâncio Aires e região;

Ano de início: 2020;

Situação: em andamento;

Equipe executora: Josiane Paula da Luz (Coordenadora) - Jean Marcos da Silva (Professor) - Fábio Lorenzi da Silva (Professor) - Mariana Vitória Pape (integrante) – Cristian de Queiroz da Costa (integrante) – João Augusto Ferreira Goetz (integrante);

Financiador: Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - IFSul.

5 - Cultivando o Direito à felicidade

Objetivo: O projeto de Extensão "Cultivando o Direito à Felicidade" tem como objetivo geral promover e desenvolver a inteligência emocional, qualidade de vida e acesso ao direito à felicidade pra adolescentes e jovens da ONP PARESP e comunidade interessada. Pretende-se desenvolver as temáticas ansiedade, preocupação com o futuro e organização pessoal, utilizando-se uma metodologia 100% remota, por meio de palestras e rodas de conversas com profissionais e estudantes.

Público-alvo: adolescentes matriculados na ONG PARESP e demais interessados.

Ano de início: 2021

Situação: em andamento

Equipe Executora: Josiane Paula da Luz (coordenadora) – Jean Marcos da Silva (professor) – Danielle Schweickardt (servidora) - Ana Luiza Portela Bittencourt (servidora) - Eduarda Amanda Brandt de Oliveira (integrante) - Giulia Hansel Metz (integrante) - Kemelyn Camili Leite (integrante);

Financiador: Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - IFSul.

6 - Inovação e Empreendedorismo: criando laços com consumidores por meio do Instagram

Objetivo: Promover a inovação e o empreendedorismo em micro e pequenos negócios por meio da criação de laços com consumidores via Instagram.

Público-alvo: Empreendedores Individuais;

Ano de início: 2021;

Situação: em andamento;

Equipe executora: Jean Marcos da Silva - Coordenador / Josiane Paula da Luz – Integrante / Gabriel Bellini Fagundes - Integrante / Kauan Josué Algayer - Integrante / Sara Bianca Bohnen – Integrante / Allana Schonhorst - Integrante / Leonardo Gabriel Weiler - Integrante / Thiago Paulo Both – Integrante.

Financiador: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico - FADEMA.

7 - Inserção Digital: ênfase em rotinas administrativas

Objetivo: desenvolver aulas de informática básica com ênfase em rotinas administrativas. As aulas irão simular necessidades corriqueiras ao manusear um computador nas rotinas administrativas, favorecendo os mesmos em diferentes âmbitos, como educacional, profissional e social.

Público-alvo: i) os egressos e desistentes do Curso Técnico em Secretariado, modalidade PROEJA; e ii) público externo ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) interessado no curso;

Ano de início: 2018;

Situação: em andamento;

Equipe executora: Jean Marcos da Silva - Integrante / Josiane Paula da Luz - Coordenador / Eduarda Beatriz Wolschick - Integrante.

Financiador: Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - IFSul;

8 - Fatores de risco à saúde de extrativistas vulneráveis às condições ambientais em Rondônia

Objetivo: analisar os fatores de risco à saúde dos trabalhadores extrativistas vulneráveis às condições ambientais de áreas de Floresta, especificamente das reservas extrativistas do Lago do Cuniã, em Porto Velho e do Rio Ouro Pretos, em Guajará-Mirim.

Público-alvo: agricultores familiares e extrativistas;

Ano de início: 2021;

Situação: em andamento;

Equipe executora: Jean Marcos da Silva - Integrante / Mariluce Paes de Souza - Integrante / Theophilo Alves de Souza Filho - Coordenador / Fabiana Rodrigues Riva - Integrante / Carolina Pante - Integrante / Eugênio Àvila Pedrozo - Integrante / Cleidimar da Silva Barbosa - Integrante / Cássia Toshie Yamanaka - Integrante / Pablo Mendonça Siqueira - Integrante / Alisson Martins Albino - Integrante / Ariadne Elaine Gonçalves - Integrante / Ediberto Barbosa - Integrante / Elóide Neves Coelho - Integrante / Robério Ferreira Afonso - Integrante.

Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia - FAPERO;

Critérios para participação

Serão adotados critérios específicos conforme edital público para a admissão de interessados nos projetos atuais e futuros do LabSiga.