IV Jornada Científica de Gestão do LabSiga

A IV Jornada de Gestão ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2022, em parceria com a 3ª Jornada Empreendedora do IFSul. O evento aconteceu no formato híbrido, com o tema: Sustentabilidade e Inovação em um Mundo Pós Pandemia, a Jornada constitui em um ambiente de discussão sobre como a inovação, a gestão e as tecnologias sociais poderão contribuir para a recuperação traumática das consequências da pandemia na vida das pessoas e das nossas organizações e negócios.

Para tanto, o evento contou com uma programação dividida entre palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos capazes de instigar uma discussão em torno da temática sugerida.

Consulte abaixo as palestras, a programação resumida do evento, as orientações para submissão de trabalhos para as próximas edições e os anais da Jornada de 2022, bem como de 2021, 2019 e 2018.

Cronograma das apresentações de trabalho

Palestras

Programação Sintética

Inscrição no Evento e Submissão de Trabalhos


A IV Jornada Científica de Gestão e Negócios do LabSiga/IFSul aceitará trabalhos na modalidade de artigos completos e resumos. Consulte, a seguir, as normas para submissão de trabalhos.

As submissões ocorrerão de 26 de setembro de 2022 até 14 de novembro de 2022, conforme regras gerais a seguir. Já as inscrições no evento poderão ser feitas até o último dia do evento, dia 18/11.

1. Áreas temáticas: São as seguintes as áreas temáticas da IV Edição da Jornada de Gestão e Negócios:

i) Educação: neste eixo serão aceitos trabalhos que abordem as múltiplas dimensões da educação em diferentes níveis de atuação e áreas de formação (ciências da natureza, humanas, linguagens; ciências sociais aplicadas, engenharias...), desde experiências de ensino até pesquisas aplicadas.

ii) Meio ambiente: destina-se a trabalhos que tratem de diferentes abordagens da sustentabilidade, do ponto de vista social, econômico, ambiental, territorial, político, com o objetivo de buscar o desenvolvimento urbana e rural e a gestão de recursos naturais. 

iii) Tecnologia e Produção: envolve pesquisas relativas a tecnologias aplicadas, ao empreendedorismo, à inovação e a demais temas correlatos. 

iv)  Trabalho: diz respeito a estudos que busquem analisar as relações que se estabelecem no mundo do trabalho, do ponto de vista da inclusão social, da questão agrária, trabalho infantil etc.

2. As inscrições e submissões são gratuitas: os interessados em participar do evento deverão cadastrar-se na plataforma Even 3 (clicando no link abaixo) informando e-mail e senha para ter acesso a uma área restrita que possibilitará o envio do trabalho e também a inscrição no evento. Tanto os certificados de apresentação de trabalho, quanto de participação no evento estarão disponíveis na área restrita de cada participante no sistema da Even 3, após o término do evento.

3. Quantidade máxima de trabalhos por autor: cada autor pode submeter no máximo 5 trabalhos (sejam artigos completos ou resumos); além disto cada trabalho deve ser assinado por, no máximo, 5 (cinco) autores. No caso de desrespeito a esta recomendação, a equipe organizadora do evento solicitará ao autor que selecione entre seus trabalhos aqueles que deseja apresentar no evento dentro do limite estabelecido. Portanto, somente serão incluídos nos anais da Jornada Científica até cinco trabalhos por autor que forem avaliados e devidamente aprovados.

4. Avaliação dos trabalhos submetidos: todos os trabalhos enviados à IV Jornada de Gestão e Negócios do LabSiga/IFSul serão avaliados pelo sistema blind review, com a apreciação de pelo menos dois avaliadores. Na página de submissão constam os critérios adotados na avaliação. O resultado desta avaliação não é passível de contestação. À medida que os trabalhos forem sendo avaliados os resultados serão liberados para que os autores tomem conhecimento, antes mesmo da tada prevista para divulgação completa dos resultados. Os trabalhos não receberão notas ou pareceres, mas apenas a condição de i) Aprovado para apresentação e publicação; ii) Aprovado apenas para apresentação ou iii) Não aprovado. ATENÇÃO: Somente autores inscritos no evento poderão apresentar trabalhos.

5. Forma de apresentação do trabalho: durante a IV Jornada de Gestão do LabSiga/IFSul os trabalhos submetidos e aprovados serão apresentados por meio de sessão oral com duração máxima de 20 minutos. Durante este tempo, cada apresentador terá 10 minutos para a exposição e os participantes presentes na sessão terão mais 10 minutos para comentários sobre o trabalho. As sessões serão em dois formatos: 1) online por meio da plataforma de webconferência Google Meet; e 2) presencial, nas instalações do IFSul-Venâncio Aires. Os autores receberão, via e-mail, o link para acessar ao meet, bem como as orientações para acesso e o cronograma das apresentações até dia 16 de novembro de 2022. As salas de apresentações, tanto virtuais quanto presenciais contarão com um mediador para conduzir as discussões. Os anais do evento serão publicados apenas em meio eletrônico no site do evento com registro no International Standard Book Number - ISBN, sob número 2764-1716. ATENÇÃO: os trabalhos somente poderão ser apresentados por um de seus respectivos autores.

6. Regras de Formatação dos artigos: todo o texto deve ser escrito em fonte Times News Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, com exceção do resumo que deve estar escrito com espaçamento simples e títulos que devem estar em negrito com fonte no tamanho 14. Cada trabalho somente poderá ter até 5 autores. O artigo completo deve apresentar até 20 páginas, no máximo. Não há número mínimo de páginas. As referências devem estar de acordo com a norma da ABNT 6023.

7. Regras de Formatação dos Resumos: o resumo deve ser escrito em fonte Times News Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,0. O texto completo deve ter no máximo 500 palavras. As referências devem estar de acordo com a norma da ABNT 6023 e não contam para afeito de numeração de página.

8. Submissão dos trabalhos: o arquivo de envio do trabalho deverá ser em formato .doc, contendo apenas o trabalho, sem nomes dos autores e sem vinculação institucional ou outras formas que possibilitem aos avaliadores identificarem os autores, pois, como mencionado, os artigos e resumos serão avaliados pelo sistema blind review. Consulte a seguir o formato a ser seguido para cada trabalho.

Os trabalhos serão submetidos pela plataforma Even 3 (link abaixo). Conforme as seguintes etapas:

1º passo: cadastrar-se na plataforma Even 3 com e-mail e senha para ter acesso à uma área restrita que possibilitará o envio do trabalho e também a inscrição no evento.

2º passo: verifique se o arquivo com o trabalho atende às regras de formatação do evento;

3º passo: envie o trabalho observando se os campos específicos de submissão, como nomes e e-mails dos autores estão corretos, pois não será possível fazer correções tais como grafia equivocada ou filiação institucional errada. Estes dados são muito importantes porque serão utilizados para gerar certificado, lista de trabalhos aprovados, lista de inscritos no evento etc.

4º passo: grave o arquivo enviado e confirme se o upload foi realizado com sucesso. A falta deste arquivo impossibilitará a avaliação do trabalho.

5º passo: aguarde e-mail com o resultado da avaliação, a ordem e o cronograma de apresentação de trabalhos.


DATAS IMPORTANTES

de 26/09 até 18/11/2022 - Inscrição no evento;

de 26/09 até 14/11/2022 - Data limite para submissão de trabalhos;

até 03/11/2022 - Divulgação da programação das palestras;

até 15/11/2022* - Divulgação completa dos trabalhos aprovados, com dia e horário da apresentação;

de 16/11/2022 a 18/11/2022 - Sessões de apresentação de trabalhos;

de 16/11/2022 a 18/11/2022 - Realização da IV Jornada de Gestão do LabSiga/IFSul.

*À medida que os trabalhos forem sendo avaliados, os autores serão comunicados sobre o resultado das avaliações, o horário e a data da apresentação, antes mesmo do dia 15/11.